domingo, 15 de novembro de 2009

UFMG & Escolas - 2010


É com grande satisfação que informamos que as inscrições para o Curso do Projeto UFMG & Escolas 2010 (1º Semestre) já estão abertas. As inscrições permanecerão abertas até o dia 07 de dezembro de 2009 para estudantes do Ensino Médio e das oitava e nona séries do Ensino Fundamental. As inscrições também estão abertas para monitores.

O Curso deste ano tem como tema "Porque os seres vivos não são todos iguais?". Ele será oferecido para os alunos no período de 25 a 29 de janeiro de 2010. O horário do Curso será das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O objetivo do projeto "UFMG & Escolas - Educando para a Ciência" é familiarizar professores e estudantes com o Método Científico. Para isto o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG abre seus laboratórios para a interação entre professores e estudantes com cientistas do Instituto, na resolução prática dos problemas propostos pelos participantes dentro do tema do Curso.

Venham ver como a descoberta cientí­fica é fascinante, através da formulação de hipóteses e da verificação destas hipóteses por experimentos!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na homepage: http://www.icb.ufmg.br/biq/ufmg-escolas/

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Experimentar a Matemática - UFMG

Visitação a exposição internacional, Experimentar a Matemática, evento oficial do ano da França no Brasil.


O QUE É UMA RAIZ QUADRADA ?


Ora uma RAIZ QUADRADA é uma RAIZ QUADRADA!

Tá eu sei! Foi apenas uma brincadeira... Mas afinal, o que é uma raiz quadrada??? Ou melhor ... Quanto é a raiz quadrada de 9??? Sim é 3!!! Mas por quê???

Parece complicado mas a coisa é bem mais simples que isso, o erro aconteceu lá no passado!
Quando traduziram a matemática do LATIM para o PORTUGUÊS!!!

radix quadratum 9 aequalis 3

Do Latim:

O Lado (radix) do Quadrado 9 é igual a 3


Tá aí o grande problema. Traduziram radix como raiz daí ela perdeu seu significado. Na verdade raiz quadrada quer dizer LADO DO QUADRADO!

Observe agora de onde surge o símbolo (radical) da raiz quadrada.


Perceberam o radical veio da letra r do radix!


FOTOS: 2007 - 2008 - 2009

FEMCITEC

Parabéns a todos(as) vocês pelo empenho na execução dos trabalhos e participação da I Feira Municipal de Ciência e Tecnologia de Contagem (I FEMCITEC-Contagem).