segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª Oficina de Confeccção de jogos

Olá, pessoal!

Dia 08/05, sábado, iremos realizar a 1ª oficina para confecção de jogos usando material reciclado. Vamos construir tabuleiros de dama, jogo da velha, futebol de pregos e muito mais.
Contamos com a presença de todos vocês e seus familiares. Sua participação é muito importante.

Até breve!

Atenção!!!
Estamos recolhendo caixas de fósforos vazias, garrafas pet, pregos, pedaços de madeira, tampas de garrafa, etc.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DIVERSÃO


Um agricultor precisava de levar para a outra margem de um rio um cordeiro, um leão e uma couve. O seu barco só podia levar, além dele próprio, um dos animais ou a couve.
• Se levasse o leão, o cordeiro ficava na margem com a couve e comi-a.
• Se levasse a couve, o leão comia o cordeiro.
• Só quando o homem estava presente é que a couve e o cordeiro estavam em segurança contra os perigos dos respectivos predadores.
Como pode o agricultor mudar tudo para a outra margem, sem problemas?



Desafio - Mês de Abril

No meu jardim vive uma família de 3 tartarugas que pesam, em conjunto, 2,8 Kg. A tartaruga mãe pesa o dobro da tartaruga filha e a tartaruga pai pesa o dobro da tartaruga mãe. Qual é o peso de cada animal?


Resolver o problema, explicando como chegou ao resultado e entregar ao professor(a) de Matemática, até à última aula do mês, identificando o nome e a turma a que pertence.

Olimpíada de Matemática

Como já é tradição em nossa escola, iniciaremos o projeto "Olimpíada de Matemática da Escola", com questões divertidas e desafiadoras, para por à prova a iniciativa, a criatividade e o conhecimento de vocês, estudantes do 2º e 3º ciclo.
Fique ligado e participe!


Regulamento:

1. As questões serão elaboradas ou escolhidas pelo grupo de professores de Matemática da escola.
2. Será publicado o enunciado de um problema, nos meses de Abril à Outubro de 2010 no mural do LEM e neste blog.
3. Os alunos do 2º e 3.º ciclo do ensino fundamental podem entregar o problema ao(à) respectivo(a) professor(a) de Matemática até à última aula do mês ou, usar o blog (em comentários ou e-mail) até ao último dia de cada um dos meses.
4. Nos termos do número 3, quando o problema for entregue ao(à) professor(a) de Matemática, deverá constar a identificação do aluno: - nome, ano, número e turma a que o(a) aluno(a) pertence.
5. Todas as propostas de resolução serão avaliadas pelo Júri desta atividade, o qual será composto pelos professores de Matemática. Em caso de empate, será dada preferência à resolução correta que revele maior originalidade.
6. A cada problema, corretamente solucionado, será dada a pontuação de 10 pontos. Os critérios de classificação contemplarão a originalidade de resolução, a clareza da comunicação e o rigor do raciocínio.
7. Mensalmente serão divulgados os resultados referentes ao problema do mês anterior e os pontos acumulados, por cada aluno, até essa data, de cada um dos participantes.
8. Serão atribuídos prémios a definir aos três melhores classificados, bem como um Certificado de Participação nesta atividade.
9. O Júri desta atividade, de acordo com o referido no número 5, é constituído pelos docentes de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico que, durante o ano letivo, lecionem na escola.

10. Qualquer questão não contemplada nos pontos anteriores do Regulamento será resolvida, sem direito a recurso, pelo Júri.