segunda-feira, 31 de maio de 2010

5ª Mostra Ambiental de Contagem

A Prefeitura Municipal de Contagem promoverá, no período de 8 a 11 de junho, no SESC Laces Contagem, a 5ª Mostra Ambiental de Contagem, que terá como tema: "Lixo - Desafios, reflexões e possibilidades".

Estão previstas diversas atividades culturais como teatro, dança, coral, contação de histórias, além, da exposição dos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal, mini-cursos e oficinas eco-pedagógicas.

Estaremos participando com a exposição dos trabalhos do LEM, o tema é: "Jogos confeccionados com material alternativo". Venha nos prestigiar com sua família e amigos.

Até lá!!!

UFMG & Escolas 2010

É com grande satisfação que informamos que as inscrições para o Curso do Projeto UFMG & Escolas 2010 (2º Semestre) já estão abertas.

O Curso deste ano tem como tema: "Remédios ou venenos?". O horário do Curso será das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O objetivo do projeto "UFMG & Escolas - Educando para a Ciência" é familiarizar professores e estudantes com o Método Científico. Para isto o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG abre seus laboratórios para a interação entre professores e estudantes com cientistas do Instituto, na resolução prática dos problemas propostos pelos participantes dentro do tema do Curso.

Venham ver como a descoberta cientí­fica é fascinante, através da formulação de hipóteses e da verificação destas hipóteses por experimentos!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na homepage:

http://www.icb.ufmg.br/biq/ufmg-escolas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Valeu pessoal!

Obrigada a todos os pais, alunos, professores e voluntários pela participação na oficina deste sábado. Confeccionamos vários jogos, organizamos o LEM, aprendemos muito e tudo com muita alegria e descontração. Valeu!!!











domingo, 9 de maio de 2010

DIVERSÃO


Como é que pode?

Um homem foi à cidade com R$ 5,00 no bolso, mas retornou à noite com R$ 15,00, tendo descontado um cheque no banco. Ele comprou um chapéu e algumas bananas no mercado. Foi, também, ao oftalmologista. Sabendo que ele era pago por cheque todas as quintas feiras e que os bancos só abrem às terças, quartas e sábados e que o oftalmologista fecha aos sábados e o mercado está fechado nas quartas feiras e quintas feiras, qual o dia em que ele foi à cidade ?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desafio - Mês de Maio

O problema da nota falsa


Um homem compra sapatos de R$ 60,00 e paga com uma nota de R$ 100,00. O dono da loja pede a seu funcionário que troque o dinheiro na doceria ao lado. O dono da loja entrega o troco ao comprador que sai da loja logo em seguida. Pouco depois chega o dono da doceria dizendo que a nota é falsa, o dono da loja de sapatos abre a caixa registradora e entrega ao doceiro uma nota de R$ 100,00 verdadeira. Qual o prejuizo do dono da loja de sapatos?


Um pouco de história - Pitágoras


Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida.

Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.

Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.