quarta-feira, 23 de junho de 2010

DIVERSÃO

Quanto tempo leva um trem de 1 km de comprimento para atravessar um túnel de 1 km de comprimento, se viaja à velocidade de 1 km por minuto ?


sexta-feira, 4 de junho de 2010

OBMEP


Olá, pessoal!

As provas da primeira fase da 6ª OBMEP serão dia 08/06/10, preparem-se e boa sorte!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

FECEB

O edital da FECEB (Feira Estadual de Ciências da Educação Básica) estará disponível a partir do dia 10 de junho de 2010 no site: http://www.ufmg.br/proex/

Mais informações na Diretoria de Divulgação Científica da UFMG - 3409-4427


Boa sorte nos trabalhos.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Visita à UFMG

Olá, pessoal!

No dia 14/06/10 estaremos visitando o Laboratório de Ensino da UFMG. Fiquem ligados, pois serão convidados 34 estudantes do 3º ciclo (manhã) para nos acompanhar. procure as professoras de matemática e veja quais serão os critérios de seleção.

Abraços e boa sorte!

segunda-feira, 31 de maio de 2010

5ª Mostra Ambiental de Contagem

A Prefeitura Municipal de Contagem promoverá, no período de 8 a 11 de junho, no SESC Laces Contagem, a 5ª Mostra Ambiental de Contagem, que terá como tema: "Lixo - Desafios, reflexões e possibilidades".

Estão previstas diversas atividades culturais como teatro, dança, coral, contação de histórias, além, da exposição dos trabalhos de educação ambiental desenvolvidos pelas escolas da Rede Municipal, mini-cursos e oficinas eco-pedagógicas.

Estaremos participando com a exposição dos trabalhos do LEM, o tema é: "Jogos confeccionados com material alternativo". Venha nos prestigiar com sua família e amigos.

Até lá!!!

UFMG & Escolas 2010

É com grande satisfação que informamos que as inscrições para o Curso do Projeto UFMG & Escolas 2010 (2º Semestre) já estão abertas.

O Curso deste ano tem como tema: "Remédios ou venenos?". O horário do Curso será das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:30 nas dependências do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O objetivo do projeto "UFMG & Escolas - Educando para a Ciência" é familiarizar professores e estudantes com o Método Científico. Para isto o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG abre seus laboratórios para a interação entre professores e estudantes com cientistas do Instituto, na resolução prática dos problemas propostos pelos participantes dentro do tema do Curso.

Venham ver como a descoberta cientí­fica é fascinante, através da formulação de hipóteses e da verificação destas hipóteses por experimentos!

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na homepage:

http://www.icb.ufmg.br/biq/ufmg-escolas

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Valeu pessoal!

Obrigada a todos os pais, alunos, professores e voluntários pela participação na oficina deste sábado. Confeccionamos vários jogos, organizamos o LEM, aprendemos muito e tudo com muita alegria e descontração. Valeu!!!











domingo, 9 de maio de 2010

DIVERSÃO


Como é que pode?

Um homem foi à cidade com R$ 5,00 no bolso, mas retornou à noite com R$ 15,00, tendo descontado um cheque no banco. Ele comprou um chapéu e algumas bananas no mercado. Foi, também, ao oftalmologista. Sabendo que ele era pago por cheque todas as quintas feiras e que os bancos só abrem às terças, quartas e sábados e que o oftalmologista fecha aos sábados e o mercado está fechado nas quartas feiras e quintas feiras, qual o dia em que ele foi à cidade ?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Desafio - Mês de Maio

O problema da nota falsa


Um homem compra sapatos de R$ 60,00 e paga com uma nota de R$ 100,00. O dono da loja pede a seu funcionário que troque o dinheiro na doceria ao lado. O dono da loja entrega o troco ao comprador que sai da loja logo em seguida. Pouco depois chega o dono da doceria dizendo que a nota é falsa, o dono da loja de sapatos abre a caixa registradora e entrega ao doceiro uma nota de R$ 100,00 verdadeira. Qual o prejuizo do dono da loja de sapatos?


Um pouco de história - Pitágoras


Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu no ano de 570 a .C na ilha de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Provavelmente, morreu em 497 ou 496 a.C em Metaponto (região sul da Itália). Embora sua biografia seja marcada por diversas lendas e fatos não comprovados pela História, temos dados e informações importantes sobre sua vida.

Com 18 anos de idade, Pitágoras já conhecia e dominava muitos conhecimentos matemáticos e filosóficos da época. Através de estudos astronômicos, afirmava que o planeta Terra era esférico e suspenso no Espaço (idéia pouco conhecida na época). Encontrou uma certa ordem no universo, observando que as estrelas, assim como a Terra, girava ao redor do Sol.

Recebeu muita influência científica e filosófica dos filósofos gregos Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.

Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, desenvolveu o famoso Teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.

Atribui-se também a ele o desenvolvimento da tábua de multiplicação, o sistema decimal e as proporções aritméticas. Sua influência nos estudos futuros da matemática foram enormes, pois foi um dos grandes construtores da base dos conhecimentos matemáticos, geométricos e filosóficos que temos atualmente.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª Oficina de Confeccção de jogos

Olá, pessoal!

Dia 08/05, sábado, iremos realizar a 1ª oficina para confecção de jogos usando material reciclado. Vamos construir tabuleiros de dama, jogo da velha, futebol de pregos e muito mais.
Contamos com a presença de todos vocês e seus familiares. Sua participação é muito importante.

Até breve!

Atenção!!!
Estamos recolhendo caixas de fósforos vazias, garrafas pet, pregos, pedaços de madeira, tampas de garrafa, etc.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

DIVERSÃO


Um agricultor precisava de levar para a outra margem de um rio um cordeiro, um leão e uma couve. O seu barco só podia levar, além dele próprio, um dos animais ou a couve.
• Se levasse o leão, o cordeiro ficava na margem com a couve e comi-a.
• Se levasse a couve, o leão comia o cordeiro.
• Só quando o homem estava presente é que a couve e o cordeiro estavam em segurança contra os perigos dos respectivos predadores.
Como pode o agricultor mudar tudo para a outra margem, sem problemas?



Desafio - Mês de Abril

No meu jardim vive uma família de 3 tartarugas que pesam, em conjunto, 2,8 Kg. A tartaruga mãe pesa o dobro da tartaruga filha e a tartaruga pai pesa o dobro da tartaruga mãe. Qual é o peso de cada animal?


Resolver o problema, explicando como chegou ao resultado e entregar ao professor(a) de Matemática, até à última aula do mês, identificando o nome e a turma a que pertence.

Olimpíada de Matemática

Como já é tradição em nossa escola, iniciaremos o projeto "Olimpíada de Matemática da Escola", com questões divertidas e desafiadoras, para por à prova a iniciativa, a criatividade e o conhecimento de vocês, estudantes do 2º e 3º ciclo.
Fique ligado e participe!


Regulamento:

1. As questões serão elaboradas ou escolhidas pelo grupo de professores de Matemática da escola.
2. Será publicado o enunciado de um problema, nos meses de Abril à Outubro de 2010 no mural do LEM e neste blog.
3. Os alunos do 2º e 3.º ciclo do ensino fundamental podem entregar o problema ao(à) respectivo(a) professor(a) de Matemática até à última aula do mês ou, usar o blog (em comentários ou e-mail) até ao último dia de cada um dos meses.
4. Nos termos do número 3, quando o problema for entregue ao(à) professor(a) de Matemática, deverá constar a identificação do aluno: - nome, ano, número e turma a que o(a) aluno(a) pertence.
5. Todas as propostas de resolução serão avaliadas pelo Júri desta atividade, o qual será composto pelos professores de Matemática. Em caso de empate, será dada preferência à resolução correta que revele maior originalidade.
6. A cada problema, corretamente solucionado, será dada a pontuação de 10 pontos. Os critérios de classificação contemplarão a originalidade de resolução, a clareza da comunicação e o rigor do raciocínio.
7. Mensalmente serão divulgados os resultados referentes ao problema do mês anterior e os pontos acumulados, por cada aluno, até essa data, de cada um dos participantes.
8. Serão atribuídos prémios a definir aos três melhores classificados, bem como um Certificado de Participação nesta atividade.
9. O Júri desta atividade, de acordo com o referido no número 5, é constituído pelos docentes de Matemática do 3.º ciclo do ensino básico que, durante o ano letivo, lecionem na escola.

10. Qualquer questão não contemplada nos pontos anteriores do Regulamento será resolvida, sem direito a recurso, pelo Júri.

quarta-feira, 17 de março de 2010

OBMEP-2010

Olá, pessoal!

É com grande prazer que informamos a inscrição de todos os estudantes do 3º ciclo e 3º ano do 2º ciclo para participação na 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Publicas - OBMEP 2010.

Mais informações no site: http://www.obmep.org.br