Olá, pessoal!
Estão abertas as inscrições para a 7ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, conversem com o professor sobre a participação da escola e preparem-se!
Mais informações no site http://www.obmep.org.br/
Até mais!
quarta-feira, 11 de maio de 2011
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Qual é sua idade?
Pense em um número de 1 à 7.
Com a ajuda desse número secreto, faça cinco operações. Você obterá algo de muito revelador!
1- Multiplique esse número por 2;
2- Adicione 2;
3- Multiplique o resultado por 50;
4- Se a data do seu aniversário já passou este ano, some 11. Senão, some 10;
5- Subtraia o ano do seu nascimento (por exemplo, se você nasceu em 1980, tem que subtrair 80);
O resultado é um número com três algarismos. O primeiro é o número que você pensou e os dois últimos são... a sua idade!
Gostou?! Agora é com você! Qual seria a mudança para este jogo ser válido em 2012, 2013 e assim sucessivamente?
Com a ajuda desse número secreto, faça cinco operações. Você obterá algo de muito revelador!
1- Multiplique esse número por 2;
2- Adicione 2;
3- Multiplique o resultado por 50;
4- Se a data do seu aniversário já passou este ano, some 11. Senão, some 10;
5- Subtraia o ano do seu nascimento (por exemplo, se você nasceu em 1980, tem que subtrair 80);
O resultado é um número com três algarismos. O primeiro é o número que você pensou e os dois últimos são... a sua idade!
Gostou?! Agora é com você! Qual seria a mudança para este jogo ser válido em 2012, 2013 e assim sucessivamente?
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Desafio
O número 10 pode ser escrito de duas formas como soma de dois números primos: 10 = 5 + 5 e 10 = 7 + 3
De quantas maneiras podemos expressar o número 25 como uma soma de dois números primos?
De quantas maneiras podemos expressar o número 25 como uma soma de dois números primos?
sexta-feira, 25 de março de 2011
Como surgiu o cifrão?
Representação universal do dinheiro, a palavra cifrão vem do árabe cifr. A hipótese mais aceita da origem desse símbolo mistura a história das incursões árabes na Europa com a mitologia grega. Para realizar um de seus famosos 12 trabalhos, o herói Hércules teria rachado uma montanha ao meio, ligando o Mar Mediterrâneo ao Oceano Atlântico. As colunas resultantes dessa separação foram batizadas Colunas de Hércules. Quando, no ano 711, o general Djebel-el-Táriq conquistou a Espanha, mandou gravar em moedas uma linha com a forma da letra S, representando o caminho sinuoso percorrido até a conquista.
Essa linha foi cortada por dois traços verticais e paralelos para simbolizar as Colunas de Hércules, ícone de poder, força e perseverança. Táriq teria partido da Arábia, passando pelo Egito, pelos desertos do Saara e da Líbia, por Tunísia, Argélia e Marrocos, até cruzar o tal canal criado à força pelo herói grego para invadir a Espanha. No século VIII, o canal passou a ser chamado Djebel - e hoje é conhecido como Estreito de Gibraltar.
quarta-feira, 9 de março de 2011
Curiosidade: Carnaval
Muitas pessoas tem curiosidade de saber por que a data do feriado do Carnaval cai sempre em datas diferentes a cada ano. Inclusive há anos que é em fevereiro outros anos em março.
Isso ocorre pois o feriado de Carnaval é um feriado móvel que cai 47 dias antes da Páscoa. Desta maneira é definido a terça-feira de Carnaval, e no dia seguinte a quarta-feira de cinzas, porém todos sabem que a festa começa antes, na sexta, e em muitos outros lugares do país até antes.
Mas, como saber quando será a Páscoa???
Esta pergunta fica pra vocês responderem.
Isso ocorre pois o feriado de Carnaval é um feriado móvel que cai 47 dias antes da Páscoa. Desta maneira é definido a terça-feira de Carnaval, e no dia seguinte a quarta-feira de cinzas, porém todos sabem que a festa começa antes, na sexta, e em muitos outros lugares do país até antes.
Mas, como saber quando será a Páscoa???
Esta pergunta fica pra vocês responderem.
sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011
DIVERSÃO
A prefeitura de uma certa cidade fez uma campanha que permite trocar 4 garrafas de 1 litro vazias por uma garrafa de 1 litro cheia de leite. Até quantos litros de leite pode obter uma pessoa que possua 43 dessas garrafas vazias?
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Intercâmbio de Projetos - Campinas SP
Participamos nos dias 25 e 26 de novembro, do Encontro de Intercâmbio e Avaliação da 7ª Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil. O Encontro aconteceu no Hotel Premium Norte, em Campinas - SP.
Participaram do encontro representantes das 20 escolas públicas que apresentaram projetos e que receberam apoio do Instituto Arcor Brasil em 2010. Foram implementados projetos em vários municípios paulistas, além de Contagem (MG) e Ipojuca (PE).
Participaram do encontro representantes das 20 escolas públicas que apresentaram projetos e que receberam apoio do Instituto Arcor Brasil em 2010. Foram implementados projetos em vários municípios paulistas, além de Contagem (MG) e Ipojuca (PE).
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Ciclo de Debates - NALC
Estamos muito felizes por ter participado do Ciclo de Debates promovido pelo NALC (Núcleo de Alfabetização e Letramento de Contagem) no dia 23/11/10 e agradecidas pela oportunidade de apresentar o projeto do LEM a um público tão interessado pelo ensino de matemática. Também gostaríamos de agradecer a possibilidade de conhecer pessoalmente e ouvir o professor doutor Luiz Roberto Dante, pelo qual temos imensa estima e consideração. Valeu!!!
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quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
O LEM é destaque na net
Olá, pessoal!
Nosso projeto está sendo divulgado em alguns sites, abaixo segue os links. Visitem e divulguem!
Até mais.
http://www.institutoarcor.org.br/minha_escola_cresce.html
http://www.agora-to.com.br/ver_noticia.asp?cod=99706&codDep=1179
https://jornaldecaruaru.wordpress.com/2010/11/18/laboratorio-de-ensino-de-matematica-provoca-mudancas-em-minas-gerais/

O ensino de Matemática virou um exercício saboroso na Escola Municipal “Vereador José Ferreira de Aguiar”, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A metamorfose foi propiciada pelo Projeto “Laboratório de Ensino de Matemática”, com o qual a instituição participa da Sétima Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil.
Veja a reportagem na integra no link:
http://www.institutoarcor.org.br/noticias_mostra.php?id_noticia=11121
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Nosso projeto está sendo divulgado em alguns sites, abaixo segue os links. Visitem e divulguem!
Até mais.
http://www.institutoarcor.org.br/minha_escola_cresce.html
http://www.agora-to.com.br/ver_noticia.asp?cod=99706&codDep=1179
https://jornaldecaruaru.wordpress.com/2010/11/18/laboratorio-de-ensino-de-matematica-provoca-mudancas-em-minas-gerais/

LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA PROVOCA MUDANÇAS EM MINAS GERAIS
O ensino de Matemática virou um exercício saboroso na Escola Municipal “Vereador José Ferreira de Aguiar”, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). A metamorfose foi propiciada pelo Projeto “Laboratório de Ensino de Matemática”, com o qual a instituição participa da Sétima Edição do Programa Minha Escola Cresce, do Instituto Arcor Brasil.
Veja a reportagem na integra no link:
http://www.institutoarcor.org.br/noticias_mostra.php?id_noticia=11121
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segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Para reflexão ...
"Sempre me pareceu estranho que todos aqueles que estudam seriamente esta ciência acabam tomados de uma espécie de paixão pela mesma. Em verdade, o que proporciona o máximo prazer não é o conhecimento e sim a aprendizagem, não é a posse mas a aquisição, não é a presença mas o ato de atingir a meta".
Carl Friedrich Gauss
CHÁ LITERÁRIO
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